Início

Primeira CNH: tudo o que você precisa saber antes de tirar sua habilitação

Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre a primeira CNH. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importante para quem deseja conduzir veículos automotores no Brasil. Tirar a CNH é um processo que envolve a realização de aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, além de testes práticos de direção e é um processo que pode parecer complicado para muitas pessoas. No entanto, com as informações corretas e um pouco de dedicação, é possível obter a carteira de motorista com tranquilidade e segurança.

Além disso, muitos jovens sentem uma grande ansiedade ao pensar em tirar a CNH. Isso pode ser devido à pressão social ou pessoal de ter que ser capaz de dirigir, bem como à expectativa de ter mais independência e liberdade para se deslocar. Ainda mais, o processo para obter a CNH pode ser longo e exigente, o que pode aumentar ainda mais a ansiedade dos jovens.

Publicidade

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como tirar a CNH.

Fonte: Google Images

Requisitos necessários para tirar a CNH

É necessário que você possua requisitos básicos, tais como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identificação válido com foto e CPF;
  • Ser aprovado em exame de aptidão física e mental.

Curso e Exame Teórico

O primeiro passo para tirar a CNH é realizar o curso teórico de formação de condutores, que tem duração mínima de 45 horas aula e é obrigatório. Durante o curso, o candidato irá aprender sobre as leis de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente. Ao final do curso, é necessário realizar uma prova teórica, com 30 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar pelo menos 21 questões para ser aprovado.

Fonte: Google Images

Curso e Exame Prático

Após a aprovação na prova teórica, o candidato deverá realizar o curso prático de direção veicular, com duração mínima de 20 horas aula, sendo necessário um mínimo de 5 horas em ambiente noturno. Durante o curso, o candidato irá aprender as técnicas de direção veicular, tais como: estacionar, fazer baliza, dirigir em vias urbanas e rodovias. Ao final do curso, é necessário realizar uma prova prática de direção veicular, onde o candidato deverá demonstrar habilidade para dirigir.

Caso o candidato seja aprovado na prova prática de direção veicular, ele deverá realizar o exame prático de direção veicular, que é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. Durante o exame, o candidato deverá demonstrar habilidade para dirigir em diferentes situações, tais como: estacionar, fazer baliza, conduzir em vias urbanas e rodovias, entre outras.

Fonte: Google Images

Documentação

Caso o candidato seja aprovado no exame prático, ele deverá providenciar a documentação necessária para obter a CNH definitiva, que inclui:

  • Aprovação nos cursos teórico e prático;
  • Aprovação no exame prático de direção veicular;
  • Documento de identificação válido com foto e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Taxa de emissão da CNH.

CNH Provisória

A CNH provisória é a primeira etapa do processo de habilitação para dirigir veículos. Ela é emitida após a aprovação nos exames teórico e prático, e possui validade de 12 meses. Durante esse período, o motorista deve cumprir algumas exigências, como dirigir apenas durante o dia nos primeiros 6 meses e ter um acompanhante com habilitação definitiva no banco do passageiro.

Além disso, qualquer infração cometida durante o período de habilitação provisória pode acarretar na suspensão ou até mesmo na cassação da CNH. Por isso, é importante que o motorista tenha atenção redobrada e cumpra todas as regras de trânsito durante esse período. Após completar 1 ano de habilitação provisória sem nenhuma infração grave, o motorista pode requerer a CNH definitiva.

Publicidade

Luana Caroline

Sou apaixonada em escrever artigos sobre os mais diversos assuntos. Sempre disposta em agregar mais nesse blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *